Páginas

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O Nosso Jeitinho

Hoje eu estava conversando com um amigo meu sobre irmos a um show e ele me perguntou se eu iria pagar o preço "Inteiro" do ingresso, no que eu prontamente respondi "Sim, eu não estudo e pago inteira". Na mesma hora ele me ofereceu um arquivo com o modelo do comprovante de matrícula de uma faculdade qualquer para que eu alterasse para o meu nome e imprimisse, e só com isso sem força nenhuma eu conseguiria comprar um ingresso pela metade do preço.

Eu recusei, pois eu acho que esse jeitinho brasileiro de resolver as coisas não funciona, ou melhor, até funciona momentaneamente, pois faria eu economizar R$40,00 hoje e mais uns bons reais com as idas ao cinema, mas eu não consigo fazer esse tipo de coisa, eu acho errado, eu acho que se queremos um país melhor, com pessoas melhores devemos em primeiro lugar SER MELHORES. O que eu quero dizer é que como é que eu posso criticar um senador como o Sarney que chega ao poder e contrata toda a família para trabalhar sob as tetas do governo e não quer largar isso se quando eu tenho uma chance mínima de burlar o sistema eu o faço?

Qual a diferença entre um cara que falsifica a carteirinha de estudante e um senador que rouba milhões do próprio país? Pra mim essa diferença é apenas a quantidade, pois ambos estão infringindo leis.

Não estou aqui dizendo que eu sou o cara mais correto do mundo, eu tenho lá os meus defeitos e confesso que até já usei dessa carteirinha falsa por muito tempo, mas percebi que economizando esses reais eu estava me corrompendo, pois eu estava me tornando igual a todos os que eu criticava.

Quando eu falei isso pro meu amigo ele usou alguns argumentos que são usados sempre quando acontece esse tipo de discussão. Todos eles eu rebati e rebato aqui agora novamente pra esse meu amigo (que não vou citar o nome) e também pra quem quiser ler:

Os produtores de shows colocam o ingresso a um preço absurdo e por isso eu uso a carteirinha de estudante falsa.

Eu poderia colocar aqui um monte de objeções quanto a isso, mas é verdade, os produtores colocam preços proibitivos nos shows, o preço dos cinemas também são absurdos, mas pensem, talvez o motivo disso seja exatamente o uso dessa carteirinha falsa. Como a maioria paga meia vamos colocar um preço alto pra que todos que na média o valor por pessoa chegue ao desejado no início.

Eu li um post do Fernando Araújo no Blog Dominódromo que fala exatamente sobre isso e explica bem o fato e quem puder leia.

Quanto a este show que estávamos conversando ele não tem um preço abusivo, o valor da Pista Inteira é de R$40,00 para ver o show de 3 bandas e ainda dois curtas que serão exibidos nos intervalos. Como é que isso seria um preço abusivo?

A questão é que o mesmo cara que usa essa carteirinha pra ir no show da Madonna pagando metade de R$400,00 usa a mesma carteirinha pra ir a um show do Móveis Coloniais de Acaju no SESC pagando metade de R$12,00 ou seja o argumento de que só usam a carteirinha falsa quando os produtores cobram um absurdo pelo ingresso é totalmente falho.

Todo mundo faz isso e enquanto não mudarem isso eu não vou pagar mais do que os outros.

Aqui entra um ponto que faz eu sentir raiva do povo brasileiro e aqui demonstra muito a questão do jeitinho. O pensamento aqui é de que se todo mundo faz errado eu também posso fazer. O povo brasileiro não tem consciência de que se todos continuarem agindo assim as coisas nunca vão mudar.

O suborno do guarda, o sair sem pagar, o “Achei uma comanda”, a carteirinha falsa, tudo isso faz parte do jeitinho brasileiro. Todos adoram criticar quem faz coisa errada mas na hora de olhar pro seu próprio umbigo todos arrumam um argumento pra estarem agindo daquela forma.

Esse tipo de pensamento passa de pai pra filho, um filho que vê o pai saindo do bar sem pagar a conta vai agir assim, pois ele sempre viu o pai fazendo e nunca sendo punido.

Portanto se você não tomar atitude o seu vizinho não vai tomar. Seus filhos e netos continuarão com isso e sempre vão dizer que sempre foi assim, e que nunca vai mudar, e que é assim desde a época do guaraná com rolha. PAREM DE DAR DESCULPAS E COMECEM A AGIR FEITO HOMENS!!!

A solução na minha opinião

Eu frequento sempre que posso o Studio SP que tem um ambiente muito aconchegante, pequeno e agradável, com gente descente e onde se toca uma música de muita qualidade, mas porque eu restou falando do Studio SP?

No Studio SP não existe meia entrada. Muitos dirão que isso é errado, mas eu acho que foi a forma que eles acharam de fugirem das carteirinhas falsas e com isso eles sempre oferecem shows de qualidade por preços acessíveis (inclusive gratuitos em alguns dias).

Outra alternativa são os shows nos SESCs. A variedade é grande e a idéia é levar cultura ao povo. Procurem os SESCs e as atividades que podem ser feitas em cada lugar e você vai se surpreender assim como eu me surpreendi.

As casas de espetáculos não vão começar a bloquear a carteirinha de estudante, mesmo porque isso causaria um certo alvoroço, e também não vão baixar os preços (mesmo porque se baixassem os preços ainda assim a maioria continuaria pagando meia) então o certo é que nós tomemos consciência de que isto é errado e que paremos de usar o nosso jeitinho em nosso próprio bem.

Vamos mudar a visão do Jeitinho Brasileiro e quem sabe um dia quando te falarem Jeitinho Brasileiro você vai pensar na Ginga, na Hospitalidade e na Alegria do nosso povo.

Pensem nisso!!!

Alexandre Lopes (@lopesah)
Pai do Musaranhos

Follow lopesah on Twitter

3 comentários:

Unknown disse...

Concordo contigo Ale, o fato é que nossa sociedade está permeada por esses valores, onde o 'Jeitinho', é a melhor maneira para se viver.
Pobres de espírito.

Abço e parabéns pelo blog.

Diego Laranjeira disse...

Andei pensando nessa conversa ontem (sim fui eu que tive a conversa com ele), e acho que NINGUÉM nesse país pode reclamar do Sarney então.
Vou citar alguns exemplos de "jeitinho" também, que tenho certeza que 99% das pessoas desse país usam:

1 - Você tem um PC em casa, provavelmente esse PC tem um Windows instalado, esse Windows é original? A gente paga o que deve a Microsoft pra usar um software deles? Ou pelo "jeitinho" nós conseguimos burlar isso e crackear o software?

2- Temos nossos MP3 com 4.325 músicas, temos todos os cd's dos artistas? Ou pelo nosso "jeitinho" a gente baixa de um site e não paga o que deve as gravadoras (talvez até isso influencie no preço do ingresso do show) e o artista também deixa de lucrar?

3 - Muita gente fuma maconha nesse Brasil de Meu Deus, como essas pessoas conseguem o produto sendo ele ilegal?? (não sou contra a discriminalizaçao da maconha).

Esses são apenas alguns pontos que pensei ontem no caminho de casa, mas devem existir muitos outro "jeitinhos". Não quero acusar ninguem disso ou daquilo, pois eu também sou muito errado, mas como minha namorada comentou comigo, nesse país "Cada um tem seu trambique" e se for assim 99% do país não pode pedir um Fora Sarney

Diego Laranjeira disse...

Queria deixar bem claro que não defendo o Sarney, longe disso.

Mas se for levar em consideração a linha de pensamento do post, ninguém pode pedir o Fora Sarney