Páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Coletivando Pensamentos

Oi Galera,

Hoje tive que vir pro trabalho de transporte coletivo (Coisa de final de

mês de pobre, quando a grana não está dando nem pra gasolina mais) e

também por alguns problemas financeiros (faltou grana pra pagar a conta

do celular, realmente estou passando o pior perrengue da minha vida

atualmente) eu ainda estava sem conexão 3G, portanto tive que vir como

uma pessoa "normal" no coletivo.

Eu normalmente venho ouvindo música e lendo e raramente eu paro pra

prestar atenção nas pessoas ao meu redor, mas hoje eu estava com o

encadernado definitivo do Watchmen (relendo essa história sensacional pra

depois fazer um post sobre ela) e o ônibus estava cheio então não tive

como sentar para tirar essa leitura da mochila, por consequência acabei

prestando mais atenção nas pessoas ao meu redor e também parei pra ouvir

os meus pensamentos.

 

Ouvindo os meus pensamentos eu lembrei que tenho muitas histórias que se

passam nos transportes coletivos e percebi que muitas das minhas melhores

idéias vieram quando estava dentro de um ônibus ou metrô, portanto

resolvi que vou escrever algumas das minhas experiências aqui sobre este

tema.

 

Quanto às pessoas ao meu redor eu cheguei a uma conclusão meio óbvia que

todos vocês que andam ou já andaram de ônibus já devem ter chegado algum

dia. Existem diversos tipos de pessoas dentro de um coletivo. Estas

pessoas podem ser divididas em alguns tipos:

 

1 - Dorminhoco: Normalmente esta pessoa vem do ponto final do ônibus e já

vem sentada encostada no vidro do ônibus ou no encosto do banco. Este

tipo não tem uma idade definida e também pode ser apenas uma condição.

Pessoas de outro tipo passando por alguma fase mais cansativa da vida

pode se tornar um dorminhoco por um certo período.

2 - Leitores: Este tipo de pessoa sempre está com algum tipo de leitura

no ônibus, normalmente em idade letiva o Leitor aproveita o tempo dentro

do coletivo para estudar ou mesmo fazer alguma leitura não didática.

Estas pessoas normalmente são as mais cultas e mais interessantes de se

conversar dentro do coletivo, eu mesmo já fiz vários amigos de ônibus

(entenderão mais pra frente) por causa de um livro que estava lendo ou

que vi alguém lendo e não resisti em comentar.

3 - Galera do Busão: Esse tipo é aquele que anima o ônibus, que sempre

viaja no mesmo horário e acaba por conhecer quase todos os ocupantes do

coletivo, cumprimenta o motorista, leva um pão doce pro cobrador, faz

piadinha da careca do colega que acabou de entrar no ônibus aos berros

pra todos ouvirem. Este tipo normalmente anda em grupo, só entram no

ônibus se encontram algum conhecido, fazem barulho mesmo, conversam alto

e se alguém tem a ousadia de pedir pra falarem mais baixo se revoltam e

costumam usar a frase "Quer luxo vai de táxi". Também não tem idade

definida, mas normalmente são mais velhos, entre 30 e 60 anos, não que

isso exclua outras faixas etárias.

4 - Pensadores: Sempre olhando para a paisagem, prestando atenção nas

pessoas e nos locais onde o coletivo passa, este não ouve música ou lê

livros. Este é o tipo que sabe da vida de toda a "Galera do Busão" mesmo

sem nunca ter conversado com eles, pois ele vê e escuta tudo o que

acontece. Algumas vezes está tão absorto em seus pensamentos que acabam

por não reparar em coisa alguma. Estes normalmente são idosos, mas

existem algumas excessões.

5 - Batuqueiros: Um dos tipos que mais incomodam dentro do ônibus (muitas

vezes eu me enquadro neste tipo), pois vivem batucando em tudo o que

vêem. Quase sempre estão com o fone no ouvido e a música no último

volume, não sabem o que se passa no mundo ao redor deles, e pouco ligam

se estão incomodando outras pessoas com o seu batuque na janela ou com o

bater de pés no chão. Normalmente são jovens e tocam algum instrumento

musical, ou somente são jogadores compulsivos de Guitar Hero ou Rock

Band.

 

6 - Compulsivos por música: Este é somente um atributo a mais em qualquer

um dos tipos anteriores. Atualmente com o advento dos celulares que tocam

MP3 este tipo de popularizou de uma tal forma que não é mais possível

identificar nenhum traço ou característica neste tipo, pois qualquer um

de qualquer idade e qualquer classe social pode fazer parte desse grupo.

 

Estes foram somente alguns dos tipos que eu consegui enumerar usando a

minha memória, mas se você conhecer mais algum tipo pode colocar nos

comentários que eu atualizo a lista.

Como eu uso muito o transporte coletivo (quem me conhece sabe muito bem

disso) tenho várias histórias pra contar de coisas que aconteceram no

ônibus ou no metrô e acho que todo mundo que usa o transporte coletivo

sempre tem uma ou outra história pra contar.

 

Em breve eu começarei a escrever algumas histórias que aconteceram comigo

ou que eu vi acontecer nestes anos de transporte coletivo.

Aguardem....

Abraço a todos,

Alexandre Lopes (@lopesah)
Pai do Musaranho

Follow lopesah on Twitter

Um comentário:

Diego Laranjeira disse...

Eu lembro uma vez que voltamos da faculdade fazendo um sambão no metrô hahaha